A Barenbrug foi a grande campeã no ranking Melhores Empresas para Trabalhar, na categoria Agronegócio
A pandemia do coronavírus desafiou líderes e gestores. Além de problemas logísticos e econômicos, as empresas precisaram se reinventar para estimular funcionários e criar ambientes corporativos mais seguros, produtivos, criativos e inclusivos. Quem se destaca nesses quesitos ganha reconhecimento através do selo GPTW (Great Place to Work).
O ranking é promovido pela consultoria global GPTW que atua em diversos países com foco no desenvolvimento de estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, inovação e criar uma cultura de confiança entre empresas e funcionários. Anualmente, mais de 40 categorias no âmbito nacional, regional, setorial e temático são reconhecidas pela premiação.
Em 2021, a Barenbrug foi a grande campeã no ranking Melhores Empresas para Trabalhar, na categoria Agronegócio, entre as pequenas companhias (até 99 funcionários). Esta é a categoria mais concorrida entre as empresas do segmento da Barenbrug do Brasil.
“Há quatro anos começamos um trabalho de resgate dos cinco valores da nossa empresa, que são: Inovação, Colaboração, Cuidado, Capacidade e Integridade. Colocamos o nosso cliente no centro do negócio. Começamos a falar mais sobre onde chegar e de que forma chegar e usamos o feedback como principal ferramenta para entender os nossos problemas e de que forma podemos resolvê-los”, conta Álvaro Peixoto, diretor geral da Barenbrug do Brasil.
Um dos pilares da empresa pioneira e líder mundial no segmento de sementes forrageiras é buscar uma visão humanizada e com diálogo constante entre funcionários e seus líderes. Com objetivo de manter o bem-estar e o diálogo aberto entre todos do quadro corporativo, a Barenbrug apresenta, em reuniões mensais e em seu veículo de comunicação interno, os indicadores de performance com dados estratégicos e comerciais para todos os funcionários com o intuito de gerar pertencimento e aproximar todas as áreas da empresa.
“Nos últimos meses optamos por uma atuação mais próxima, com informações constantes para manter a equipe segura e ciente de que mesmo com a incerteza da economia, devido ao Covid-19, não haveria modificações em nossos valores nem em nosso quadro de colaboradores”, ressalta Peixoto.
O anúncio das empresas premiadas aconteceu no dia 4 de maio de 2021, em uma transmissão ao vivo através de redes sociais da revista Globo Rural (Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube). Mais de 120 empresas participaram do concurso, divididas entre grande porte (mais de mil funcionários), médio porte (de 100 a 999 funcionários) e pequeno porte (até 99 funcionários).
Durante o evento, Vitor Garcia, diretor da GPTW Brasil, falou da importância da participação das empresas na construção de uma sociedade melhor. "A proposta é que cada organização se transforme em um 'Great Place to Work for All'. As empresas campeãs são diferenciadas e o resultado de hoje é mais do que um ranking, é um olhar estratégico de como está o clima da organização", explica o diretor.
Esta é a primeira vez que a Barenbrug do Brasil figura no ranking GPTW na categoria Agronegócio. Anteriormente, por dois anos consecutivos (2019 e 2020), a empresa líder em soluções forrageiras já havia figurado no Ranking Melhores Empresas para Trabalhar - Great Place to Work (GPTW), na categoria Pequenas Empresas.
A Barenbrug do Brasil faz questão de estimular o espírito de equipe e desenvolvimento profissional e pessoal de todos seus funcionários. Segundo o Comitê de Liderança da Barenbrug, as ações para gerar desenvolvimento pessoal de seus profissionais são os melhores investimentos para o crescimento da empresa, aliadas, é claro, aos produtos de qualidade disponibilizados em seu portfólio. O resultado? Mais engajamento de seu time de funcionários e melhor qualidade no atendimento ao cliente final.