Panicum híbrido cv. Carcará: intensificação e alta performance
Alta performance e intensificação. Essas são as duas palavras que mais definem o Megathyrsus maximus (syn. Panicum maximum) cv. Carcará (híbrido intraespecífico). Comercializado com a exclusiva tecnologia em tratamento de sementes Yellow Jacket, o Panicum híbrido cv. Carcará se destaca pela sua maior adaptabilidade e estabilidade da produção nos diferentes ambientes em que foi avaliado.
O Carcará se diferencia em relação aos Panicuns mais usados no mercado (Massai e Mombaça). Em testes oficiais apresentou 22% a mais de acúmulo de forragem e 26% mais lâmina foliar produzida em um ano na comparação ao Mombaça. Outro dado a ser destacado é o seu elevado rendimento animal. Na média das avaliações oficiais no Brasil (VCU - Valor de Cultivo e Uso), o Panicum híbrido cv. Carcará produziu 4,4@/ha/ano a mais que o Mombaça, um aumento de 19%.
Cultivar Carcará: alta performance e intensificação
As principais características do cultivar exclusivo desenvolvido pela Barenbrug são:
- Boa capacidade de rebrota;
- Flexibilidade de manejo do pastejo;
- Alta qualidade de forragem;
- Melhor estrutura do dossel forrageiro;
- Traz maior rentabilidade para os sistemas de produção;
- Alto rendimento animal, produziu 4,43 @/ha/ano a mais que o Mombaça.
Quer saber mais sobre o Panicum híbrido cv. Carcará?
Os profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Barenbrug criaram um MATERIAL TÉCNICO com informações sobre os estudos e ensaios realizados ao longo dos mais de dez anos de desenvolvimento do Carcará. Faça o download do FOLDER e veja os diferenciais para atingir melhor produtividade em sua propriedade rural.
Cultivar Carcará é comercializado com a tecnologia de tratamento exclusiva da Barenbrug: o Yellow Jacket®
O cultivar Carcará é comercializado com pureza mínima de 90% e com novo tratamento que recebe a marca Yellow Jacket®. Além de fungicida, o tratamento inclui inseticidas de amplo espectro, nutrientes e bioestimulantes que proporcionam maior proteção e velocidade de estabelecimento das plantas no pasto.
Componentes e seus Benefícios da Tecnologia de Tratamento Yellow Jacket® no Cultivar Carcará:
Fungicidas
- Proteção contra fungos de armazenamento e doenças.
- Raízes e plântulas bem desenvolvidas e sadias.
Inseticidas
- Proteção prolongada contra o ataque de insetos sugadores e mastigadores.
- Segurança antes, durante e após a emergência da plântula.
Bioestimulante
- Promove maior crescimento inicial das plantas, folhas mais desenvolvidas e estimula enraizamento.
- Formação mais rápida do pasto.
Complexo de Macro e Micronutrientes
- Maior produção, melhor qualidade e ampliação da resistência a pragas e doenças.
Especialistas técnicos da Barenbrug respondem aos questionamentos mais comuns sobre o Cultivar Carcará
Quais as principais diferenças do Carcará para os outros Panicuns do mercado?
O Panicum cv. Carcará se diferencia dos cultivares Massai e Mombaça por apresentar folhas mais largas e maior composição de folhas na massa de forragem, além de ter apresentado maior adaptabilidade e estabilidade da produção nos diferentes ambientes em que foi avaliado. É uma forrageira de alta exigência em fertilidade do solo, demonstrando elevada resposta à adubação em solos corrigidos.
Qual a taxa de semeadura recomendada para o Carcará?
Em condições ideais de preparo do solo e adequações da fertilidade do solo, a recomendação é de 8 a 10 kg/ha de sementes incrustadas.
Qual a janela de semeadura recomendada para o Carcará?
Pode ser realizada a semeadura durante toda a estação chuvosa de acordo com cada região, respeitando um período mínimo de 90 dias que anteceda ao fim das chuvas, tempo suficiente para o completo estabelecimento da cultura.
Qual a produtividade de Matéria Seca do Carcará?
É necessário entender que a produção de forragem está ligada diretamente às condições climáticas (temperatura, radiação e precipitação), fertilidade do solo e ao manejo que é realizado com a planta. Todos esses fatores de forma associada ou isolada, podem interferir no potencial produtivo que a planta apresenta. Em ensaios realizados em diferentes regiões do País, baseado em diferentes condições de clima e fertilidade do solo, o Carcará apresentou um acúmulo de forragem ao longo do ano entre 12,5 e 22,9 toneladas de matéria seca por hectare. Outro grande diferencial do Carcará está na sua grande produção de folhas quando comparado com o cultivar Mombaça.
Qual a exigência em fertilidade do Carcará?
É uma forrageira de alta exigência em fertilidade do solo, com elevado potencial de resposta à adubação em solos corrigidos.
Em qual tipo de solo ele se adequa melhor? Ele se estabelece em áreas arenosas?
Assim como a maioria dos cultivares de Panicum, é uma forrageira de alta exigência em fertilidade do solo, com grande capacidade de resposta à adubação. Pode ser cultivado em todos os tipos de solo, inclusive em solos arenosos, desde que sejam realizadas as adequações dos nutrientes através da calagem e adubação de estabelecimento/manutenção, de acordo com o resultado da análise de solo.
O Carcará é indicado para quais produções (Pecuária, Integração Lavoura- Pecuária, fenação, ensilagem)?
O Panicum híbrido Carcará é indicado para os sistemas de criação de bovinos em pastejo, leite e corte, devendo-se atentar para não ultrapassar a altura de entrada recomendada de 70 a 80 cm. Devido seu alto potencial em produção de forragem, também pode ser utilizado para silagem e pré-secado. Em testes realizados em fazendas comerciais, houve uma boa aceitação por equinos. Nos diferentes sistemas de produção deve-se adotar um adequado manejo da pastagem para não ultrapassar a altura de manejo e deixar florescer.
Carcará pode ser oferecido a equinos?
As espécies do gênero Panicum formam touceiras e muitas são de porte alto, como o caso do Carcará. Apesar dos cavalos manifestarem alta palatabilidade por esta espécie, o seu uso exclusivo como pasto para equinos não parece ser adequado, e deve ser feito tomando cuidados e precauções, pois a espécie pode apresentar desbalanço mineral, além de ocasionar a “cara inchada”, devido ao excesso de oxalato. Além disso, deve-se atentar para o modo de pastejo pelos equinos, que puxam o capim pelos lados da boca e, dependendo da continuidade do processo, pode levar a lesões na boca, o que é conhecido por “boca rasgada”. Por isso, nossa recomendação é dar preferência na utilização de outras espécies como o Cynodon.
O Carcará é recomendado para qual sistema de manejo?
Para otimização do recurso forrageiro, recomenda-se que o Carcará seja utilizado em sistema de pastejo rotacionado devido ser um material de alta exigência em manejo e fertilização do solo. Para um maior desempenho do sistema de produção, recomenda-se que o Carcará seja manejado com altura de entrada entre 70 e 80 cm, e retire os animais quando alcançar entre 35 e 40 cm de altura de resíduo.
Qual é a porcentagem de Proteína Bruta do Carcará?
Nas avaliações dos ensaios oficiais de VCU (valor, cultivo e uso) requeridos pelo MAPA, os valores ao longo do ano ficaram entre 6,9% e 16,6% na massa de forragem total, e entre 8,3% e 19,0% na lâmina foliar.
Qual é o tempo médio para ocorrer a emergência de plântulas do Carcará?
Em condições de boa umidade do solo, a emergência de plântulas ocorre entre os 7 e 21 dias após a semeadura.
Qual a exigência em fertilidade do Carcará?
É uma forrageira de alta exigência em fertilidade do solo, com elevado potencial de resposta à adubação em solos corrigidos.
O Carcará é tolerante à seca?
O Carcará apresenta tolerância à seca desde que esta não ultrapasse 6 meses. Em condições superiores a isso ainda não foram realizados testes.
O Carcará é resistente à cigarrinha?
O Carcará apresenta moderada resistência a cigarrinhas.