Renomada, centenária e tecnológica. A fazenda Santa Eugênia, localizada em Jaguari, no estado do Rio Grande do Sul, é referência em pecuária na região sul do país. Com 2.600 hectares e gerenciada há quatro anos pelo médico veterinário Otávio Aragão, a propriedade busca continuamente otimizar a sua produção com melhoramento genético e nutricional, razões que a levaram conhecer as soluções forrageiras híbridas da Barenbrug.
Segundo Otávio Aragão, a fazenda implementou a Brachiaria híbrida cv. Sabiá em 2023, por indicação do desenvolvedor tecnológico da Barenbrug na região, Rodrigo Zago Fagundes. “Conseguimos estender o período de pastejo. É uma pastagem que suporta muitos anos de desafios”, disse Otávio.
O gerente relembra um período problemático de seca que a região enfrentou. De acordo com o Aragão, o Sabiá se sobressaiu durante tal período e trouxe mais resultados que as outras Brachiarias que já havia utilizado em sua propriedade.
“Implantamos a pastagem no ano passado (2023), um ano extremamente desafiador, e nos surpreendemos positivamente com a implementação e o crescimento da pastagem. Acredito que a qualidade e o tratamento da semente foram decisivos para esse resultado. Ficamos muito satisfeitos”, relatou Otávio.
Veja a história da centenária Fazenda Santa Eugenia.