Sobre as forrageiras

Desde a nossa mais tenra infância, instintivamente pensamos na grama de modo positivo e feliz: tapetes de grama podem ser plataformas para brincadeiras infantis, festas de verão ou um oásis no meio de paisagens urbanas. De estação em estação, a grama oferece os prazeres da natureza a pessoas do mundo inteiro. A cobertura da grama embeleza a Mãe Terra – em pradarias, encostas e terrenos – e também ajuda a evitar a erosão. O sistema radicular das gramíneas preserva o solo em seu lugar.

 

Porém, a grama é muito mais do que "uma benção", um mero atrativo em seu quintal – é a cultura mais importante do mundo. Do ponto de vista agrícola, as forrageiras são cruciais para ajudar a alimentar a crescente população mundial de seres humanos e animais. Compondo cerca de 20% da vegetação mundial, as gramas e forrageiras são muito relevantes para manter tudo funcionando do jeito esperado – e tornar o mundo um lugar "verde".

Comida para nove bilhões de pessoas

Em algumas décadas, a população mundial vai atingir o número de 9 bilhões. Mais gente significa mais bocas para alimentar: o crescimento da população está colocando uma pressão muito grande sobre os métodos de produção de alimentos. Por esses motivos, toda empresa que está direta ou indiretamente envolvida na indústria de alimentos tem uma tremenda responsabilidade. Não fugimos dessa responsabilidade; enfrentamos o desafio de fazer a nossa parte.

 

As forrageiras desempenham um importante papel na indústria de produção alimentar global. A população mundial em crescimento e a crescente prosperidade desfrutada por um número cada vez maior de pessoas estão levando a uma maior demanda por alimentos ricos em proteínas. Isso significa que a demanda por produtos lácteos só continua a crescer. As forrageiras também são o principal bloco de construção para produtos lácteos nutritivos: é a fonte mais barata para a proteína do leite. Cultivares desenvolvidas com o equilíbrio certo entre genética e tecnologia propiciam vacas saudáveis, que fornecem o melhor leite possível.

 

Uma maior produção de proteína bruta por hectare e de proteína láctea por vaca será necessária para que a terra agrícola disponível seja utilizada eficientemente a fim de atender à demanda crescente por produtos lácteos. Quando a forrageira não contém nutrientes suficientes, muitas vezes as vacas recebem suplementos alimentares, como a soja. Esses produtos custam muito mais, acarretando maiores custos de produção e um leite mais caro. Isso é razão suficiente para garantir que a forragem contenha todos os nutrientes necessários, e as vacas não precisem receber suplementos caros para complementar a dieta.

 

Melhorias na produtividade do gado

Para ajudar os agropecuaristas a aumentar a sua produção, o nosso foco é desenvolver características de valor agregado. Nossos programas de pesquisa se concentram em várias metas de melhoramento. Essas metas baseiam-se na criação de valor agregado e indicam o que precisa ser desenvolvido para criar benefícios ao usuário final e melhorar a produtividade do gado. Estamos constantemente à procura de novas maneiras de garantir um futuro saudável para a população mundial. Assim, vamos contribuir para um mundo melhor para as gerações futuras.

 

Um exemplo da Pesquisa & Desenvolvimento da Barenbrug

Um exemplo de característica de valor agregado é a festuca de folhas macias, a combinação ideal de estrutura e valor nutricional. Essa forrageira promove a boa saúde geral em bovinos: a festuca de folhas macias melhora a resiliência da vaca contra a acidificação do rúmen porque a estrutura dessa variedade promove a melhor produção de ruminação e saliva. O alto valor nutritivo e as paredes celulares digeríveis dessa gramínea também fomentam uma maior produção de leite por hectare e uma maior produção de proteína de leite por hectare. Por último, mas não menos importante, essa grama tem um sistema radicular agressivo, que faz uma ótima utilização dos minerais no solo: absorve facilmente nitrogênio, fósforo e potássio em lugares em que outras gramíneas não alcançam. Assim, os agricultores conseguem reduzir o uso de nitrogênio e fósforo para somente a reposição. E isso também é melhor em termos ambientais. Em suma: a festuca de folhas macias ajuda os agricultores a atender à crescente demanda por produtos lácteos. Assim, as pessoas também conseguirão desfrutar de produtos lácteos nutritivos nos anos vindouros.

Cultura por cultura, as forrageiras são a maior fonte de riqueza do mundo.

Agnes Chase
First Book of Grasses (1959)

As forrageiras são a cultura mais importante do mundo

Não é fácil de acreditar, mas aquela humilde planta em seu quintal é a cultura mais importante do mundo. Isso não acontece apenas do ponto de vista agrícola, mas também do econômico e do ecológico. Estima-se que cerca de 20% da vegetação mundial sejam compostos pelas forrageiras.

 

A grama tem várias funções. Nós, humanos, não conseguimos digeri-la, mas ela continua sendo um dos recursos mais importantes para a nossa produção de alimentos: o gado ingere a forrageira e nós ingerimos produtos de origem animal, como carne, ovos e leite. Além disso, também utilizamos as forrageiras de outras maneiras: no esporte, no lazer e para verdejar os jardins e os espaços públicos. Essa planta também exerce importantes funções ecológicas: protege contra a erosão do solo, absorve a água, purifica o ar que respiramos e assim por diante.

 

Cada variedade de grama tem seus próprios atributos especiais. A família das gramíneas, ou Graminae, tem cerca de 8.000 espécies. Existem variedades apropriadas de grama para cultivo em quase todas as temperaturas e todas as quantidades de chuvas anuais. Algumas gramíneas conseguem prosperar sob secas intensas, pois têm raízes muito profundas, capazes de extrair a água de camadas subterrâneas. Outras espécies florescem em frio extremo ou suportam longos períodos de chuva.

 

A maioria das pessoas ignora as forrageiras, mas não devemos nos esquecer de que ela desempenha um papel importantíssimo em nossas vidas. Os cientistas do mundo inteiro estão trabalhando na pesquisa, no melhoramento, na reprodução e no cultivo desta imprescindível cultura. A Barenbrug também faz essas atividades. Mas não é só nisso que atuamos. Temos o processo integral ao nosso alcance: todas as etapas, desde o melhoramento e o cultivo das sementes até a produção e as vendas.

Sem as forrageiras, esta forma indispensável de vida vegetal, a civilização tal como a conhecemos não existiria.

Sellers Archer & Clarence Bunch
The American Grass Book (1953)

Forrageira economicamente viável e sustentável

Ao desenvolver os nossos produtos, o nosso foco se concentra não só na viabilidade econômica da forrageira, mas também em seu uso sustentável e em sua gestão. Com isso em mente, o selo de qualidade Green Earth foi introduzido para ajudar gerentes de espaços verdes públicos a alcançar a gestão sustentável dos jardins.

voltar