Como sua pastagem impacta no aumento da produtividade animal?
Atinja resultados impressionantes com o novo cultivar Cayana da Barenbrug do Brasil
Atinja resultados impressionantes com o novo cultivar Cayana da Barenbrug do Brasil
Elevar a produtividade animal é um fator importante para o aumento dos índices de rentabilidade na pecuária de leite ou de corte. A baixa produtividade das plantas forrageiras é apontada como a responsável pela baixa competitividade e produtividade animal no agronegócio.
As pastagens são a fonte de alimentação para bovinos. E para que os produtores atinjam índices excelentes de produtividade precisam intensificar a produção de forragem dessas pastagens. Para atender esta demanda da pecuária brasileira, o produtor tem um grande aliado tecnológico: o cultivar Cayana, a nova Brachiaria desenvolvida exclusivamente pela Barenbrug do Brasil.
O Cayana foi desenvolvido, com um pacote tecnológico Barenbrug, para oferecer ao pecuarista alto desempenho e rentabilidade na pecuária de corte e leite. Com foco nas necessidades da produção agropecuária tropical, o cultivar traz uma grande inovação que alia produtividade e sucesso no desempenho animal.
“Este cultivar vem evidenciando um teto de produção muito alto. No ensaio oficial de pastejo utilizando animais de recria observamos uma produção de 8@/ha/ano a mais, na média de dois anos, em relação a testemunha mais semeada no país (cv. Marandu). Nós acreditamos que este potencial elevado do cultivar vem de encontro com a demanda do mercado, uma pecuária que busca a cada dia ter mais profissionalização para ser lucrativa”, reforça Ulisses Figueiredo, Líder do Programa e Melhorista da Barenbrug do Brasil.
A produção animal a pasto depende do crescimento da planta forrageira, da colheita dessa forragem pelo animal e da conversão animal. Neste sentido, a eficiência do pastejo (utilização da forragem) é a principal responsável pelo desempenho animal do sistema de produção, que está diretamente ligado ao consumo de matéria seca, com maiores ganhos em pastagens com elevada disponibilidade de matéria seca e alta proporção de folhas.
No caso do cultivar Cayana, há produção de massa seca total, fazendo deste cultivar geneticamente superior, com maior aproveitamento dos nutrientes disponíveis, produzindo mais em relação a outros cultivares existentes no mercado.
Ele foi desenvolvido ao longo de vários anos de pesquisa, só em ensaios oficiais requeridos pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) foram 5 anos de pesquisa, nos ensaios de VCU (Ensaio de Valor, Cultivo e Uso) sob corte em parcelas, e também no VCU sob pastejo, medindo o desempenho animal.
O novo cultivar foi testado também em diversas regiões do país, com diferentes condições de clima e solo. Em todos os testes, ele apresentou excelente resposta à fertilidade, alta capacidade de perfilhamento, elevada qualidade de forragem e eficiente conversão animal.
A Barenbrug reforça há 116 anos o compromisso de ofertar soluções que atendam às necessidades do produtor rural. A empresa inova e se preocupa com o sucesso do produtor. Além de resultados técnicos e produtivos comprovados do Cayana, oferecemos a melhor qualidade de sementes forrageiras no país, com tecnologia exclusiva, desenvolvida ao longo de toda a experiência global no mercado.
O nome do novo cultivar desenvolvida no Brasil pela Barenbrug é uma homenagem à bela ave brasileira Saíra-amarela. De nome científico Tangara cayana, a Saíra-amarela está presente em todas as regiões brasileiras e algumas da América do Sul. Bela e distinta, tem uma plumagem de coloração amarelo-ouro e uma notável máscara preta.
Quer saber mais sobre Brachiaria cv. Cayana? Clique aqui!
Os profissionais dos Departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnólogio da Barenbrug desenvolveram um material técnico com informações sobre os estudos e ensaios desenvolvidos ao longo dos cinco anos de desenvolvimento do novo cultivar Cayana. Faça o download e veja os diferenciais para atingir melhor produtividade em sua propriedade rural.