Brachiaria híbrida cv. Cayana: tome as rédeas e domine a produtividade da pastagem
Assuma o controle com o pacote tecnológico Barenbrug. O cultivar híbrido de Brachiaria Cayana foi desenvolvido para pecuaristas de corte e leite que se interessam por tecnologia, parceria, alto desempenho e buscam por melhor rentabilidade. Conte com a Barenbrug para uma jornada de grandes resultados e faça parte do grupo de produtores que utilizam forrageiras inovadoras com superiores desempenhos técnicos.
A Barenbrug inova e se preocupa com o seu sucesso. Além dos resultados técnicos e produtivos comprovados do Cayana, oferecemos a melhor qualidade de sementes forrageiras no país, com tecnologia exclusiva de tratamento, desenvolvida pela empresa fundada em 1904 com ampla experiência global no agronegócio.
Brachiaria híbrida Cayana: Produtividade, rentabilidade e sucesso
As principais características do cultivar híbrido de Brachiaria Cayana desenvolvido pela Barenbrug são:
- Excelente resposta à alta fertilidade.
- Alta capacidade de perfilhamento.
- Alta relação folha:colmo.
- Elevada qualidade da forragem.
- Permite eficiente conversão animal.
- Na média de dois anos de avaliação, entregou 42,2% mais produtividade animal em comparação com a forrageira mais popular do mercado (Marandu).
Quer saber mais sobre a Brachiaria híbrida cv. Cayana?
Os profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Barenbrug criaram um material técnico com informações sobre os estudos e ensaios realizados ao longo dos mais de dez anos de desenvolvimento do novo cultivar Cayana. Faça o download e veja os diferenciais para atingir melhor produtividade em sua propriedade rural.
Cultivar Cayana é comercializado com a nova tecnologia de tratamento: o Yellow Jacket®
O Cultivar Cayana é comercializado com pureza mínima de 95%, e com novo tratamento que recebe a marca Yellow Jacket®. Além de fungicida, o tratamento inclui inseticidas de amplo espectro, nutrientes e bioestimulantes que proporcionam maior proteção e velocidade de estabelecimento das plantas no pasto.
Componentes e seus Benefícios da Tecnologia de Tratamento Yellow Jacket® no Cultivar Cayana:
Fungicidas
- Proteção contra fungos de armazenamento e doenças.
- Raízes e plântulas bem desenvolvidas e sadias.
Inseticidas
- Proteção prolongada contra o ataque de insetos sugadores e mastigadores.
- Segurança antes, durante e após a emergência da plântula.
Bioestimulante
- Promove maior crescimento inicial das plantas, folhas mais desenvolvidas e estimula enraizamento.
- Formação mais rápida do pasto.
Complexo de Macro e Micronutrientes
- Maior produção, melhor qualidade e ampliação da resistência a pragas e doenças.
Profissionais da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Barenbrug responderam dúvidas frequentes sobre o Cultivar Cayana
Qual a taxa de semeadura indicada para o Cayana?
A recomendação para a taxa de semeadura do Cayana varia de 10 a 15 kg/ha, a variação ocorre devido a questões de plantio, solo, preparo, maquinário, e método de semeadura. Quando a semeadura é feita em linha normalmente é possível observar maior eficiência de emergência, pois é possível controlar a posição e a quantidade de sementes que estão caindo.
Qual teor em porcentagem de proteína bruta do cultivar Cayana?
O resultado obtido através de avaliações oficiais no Brasil indica que o cultivar Cayana produziu um teor de 11,9 a 13,1% de proteína bruta em matéria seca total.
Com quantos dias consigo entrar com os animais na área? Tempo de emergência? Por que demora mais que os outros?
O tempo para alcançar condições desejáveis para colocar os animais para realizar o primeiro pastejo depende de alguns fatores, entre eles da fertilidade do solo (ou ainda, se houve adequada fertilização do solo durante a fase de estabelecimento) e das condições climáticas durante essa fase. Quanto maior o nível de fertilidade e/ou fertilização do solo, menor será o tempo demandado para entrar com os animais na área, pois o crescimento da forrageira será mais intenso, se as condições de umidade, temperatura e luminosidade forem satisfatórias. Esse tempo pode levar de 60 a 90 dias, dependendo das condições citadas. O tempo de emergência em geral para Brachiarias começa com 5 a 7 dias e se estende por até 28 dias.
Como é o estabelecimento do Cayana em áreas arenosas?
Não há diferença na execução dos processos de preparo do solo de áreas arenosas quando comparado com solos mais argilosos, o cuidado que se deve ter é em atender os requisitos nutricionais da planta, pois normalmente solos arenosos apresentam baixa fertilidade natural, demandando maior atenção e investimento em correção e adubação do solo durante o estabelecimento da forrageira.
Qual a exigência de fertilidade?
É uma forrageira de alta exigência em fertilidade do solo, com grande capacidade de resposta produtiva em solos férteis. Em ensaios regionais conduzidos no Brasil, o cultivar Cayana chegou a produzir aproximadamente 25 toneladas de matéria seca/ha ao longo do ano sob condições de solos de elevada fertilidade.
O Cayana é resistente à cigarrinha?
O cultivar foi testado com os principais cultivares no mercado, a exemplo Brachiaria brizantha cv. Marandu (Resistente) e Brachiaria decumbens cv. Basilisk (Suscetível). E se mostrou com o mesmo nível de resistência e/ou superior aos cultivares resistentes do mercado.
O Cayana é tolerante à seca?
O Cayana possui uma média tolerância a seca, ou seja, desde que a fertilidade e o manejo do solo estejam adequados ele não irá morrer. Entretanto, em áreas com menos de 800 mm de chuva anual e/ou mais do que 6-7 meses sem chuva e que não possuam esse manejo adequado ele não apresenta tolerância.
O Cayana é tolerante à geada?
A questão da geada está muito relacionada com o preparo da planta para enfrentar essa época do ano. Metodologias de manejo devem ser estruturadas para lidar com a geada, como realizar uma fertilização do solo para aumentar a reserva da planta e com isso a intensificar a capacidade de perfilhamento após o estresse, oferecendo para a planta melhor condição para rebrotar.
No período do inverno o mais indicado seria diminuir a massa de forragem para quando a geada formar não expor a planta a um estresse muito grande. Também deve-se rebaixar a planta para que tenha maior proporção de folhas, com isso irá favorecer o pastejo pelos animais mesmo com as folhas “queimadas” pela geada.
O Cayana tolera solos encharcados?
Não, infelizmente essa forrageira não tolera solos encharcados. Para essas condições indicamos a Brachiaria Humidicula cv. Lllanero.
Em consórcio com milho, o Cayana tem necessidade de aplicar herbicida para travar ele?
Em consórcio com milho espaçado a 50 cm, não será necessário aplicar herbicida, pois o desenvolvimento inicial do Cayana é mais tardio, assim o milho naturalmente consegue o sombrear.
Se for um milho mais espaçado, como 70 a 80 cm, a abertura é maior e o ideal seria observar o sombreamento e por precaução o produtor pode realizar a aplicação de herbicidas.
Quantos kgs de matéria seca o Cayana produz por ha?
Em ensaios regionais conduzidos no Brasil, o cultivar Cayana chegou a produzir aproximadamente 25 toneladas de matéria seca/ha ao longo do ano sob condições de solos de elevada fertilidade. Apesar de não ser indicada para solos de baixa fertilidade, o cultivar Cayana chegou a produzir 9,7 toneladas de matéria seca/ha/ano sob essas condições, superando o cultivar Marandu em 60% de produção de forragem.
Qual o mínimo e o máximo de precipitação que o Cayana tolera?
A exigência mínima de precipitação do Cayana é de 800 mm, bem distribuídos ao longo do período de maior regime pluviométrico, não ultrapassando mais do que 6 meses de seca.
Em qual período é a inflorescência?
O florescimento normalmente é a partir de abril/maio na região central do pais.
Faça o Curso de Forrageiras Barenbrug e veja todos os benefícios funcionais do cultivar Sabiá
Cultivar Cayana é o tema do quinto módulo do Curso de Forrageiras Online e Gratuito da Barenbrug do Brasil. Mestre e Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas, o profissional Ulisses Figueiredo explica os benefícios funcionais do cultivar Cayana, a nova Brachiaria desenvolvida pela Barenbrug do Brasil.
Coordenador de Controle de Qualidade da Barenbrug concede entrevista sobre qualificação do laboratório de análises de sementes
Carlos Zacareli conversou com jornalista, da Plataforma...
Carlos Zacareli conversou com jornalista, da Plataforma AgroRevenda, a respeito da nota A obtida pela Barenbrug do Brasil na avaliação do teste de viabilidade de sementes de forrageiras
Uso de forrageiras superiores são alternativa para mitigar baixa disponibilidade no período seco
Na região do Brasil Central, a pecuária nacional vive o período...
Na região do Brasil Central, a pecuária nacional vive o período da entressafra, podendo ficar até meses com zero de precipitação. Para diminuir os efeitos da estacionalidade de produção, é preciso ajustar a oferta, reduzindo a carga animal ou usando estratégias para ter forragem
Agropecuarista de Itumbiara (GO) atesta ótimos resultados com uso da Brachiaria Cayana
Para o produtor de bezerros Wilson Ribeiro, a escolha da pastagem...
Para o produtor de bezerros Wilson Ribeiro, a escolha da pastagem impacta significativamente no aumento da produtividade animal. Por esse motivo, sempre busca novas tecnologias e produtos que se destaquem no mercado
Agropecuarista antecipa em aproximadamente 40% tempo estimado para inserção de novilhas na rotação de pasto com Cayana
A expectativa inicial do proprietário da Fazenda Flores do...
A expectativa inicial do proprietário da Fazenda Flores do Cerrado era colocar o primeiro lote de novilhas 80 dias após o plantio da nova variedade de Brachiaria investida em sua propriedade. Contudo, em apenas 49 dias após o plantio do Cayana, os animais já pastejavam em suas áreas
Agropecuarista comenta resultados positivos em sua área com a utilização do cultivar Cayana no período da seca
Cultivar exclusido da Barenbrug agrada produtor goiano, Márcio...
Cultivar exclusido da Barenbrug agrada produtor goiano, Márcio Porto, ao se mostrar mais produtivo no período das secas e de rápida recuperação após geadas
Benefícios do uso de forrageiras resistentes à cigarrinha da pastagem
Écomum na época das águas pecuaristas observarem o pasto ficar...
É comum na época das águas pecuaristas observarem o pasto ficar amarelo, secar e muitas vezes morrer. Esses são sintomas clássicos da cigarrinha da pastagem, uma praga muito comum no território nacional e que veem tirando o sono de muitos produtores.
Produtor mineiro comprova eficiência do novo cultivar Cayana
O médico veterinário e proprietário da fazenda, Pedro Graziani...
O médico veterinário e proprietário da fazenda, Pedro Graziani, conta que há alguns anos conheceu os benefícios das brachiarias da Barenbrug do Brasil e nunca mais teve coragem de mudar.
Novo cultivar é a opção ideal para quem deseja maior produtividade e rentabilidade no campo
O Cayana proporciona um elevado acúmulo de forragem e uma alta...
O Cayana proporciona um elevado acúmulo de forragem e uma alta produção de massa seca total, o que faz dele geneticamente superior, com maior aproveitamento dos nutrientes disponíveis, e com forte produção se comparado a outros cultivares existentes no mercado.
Como sua pastagem impacta no aumento da produtividade animal?
Para atender a demanda da pecuária brasileira, o produtor tem um...
Para atender a demanda da pecuária brasileira, o produtor tem um grande aliado tecnológico: o cultivar Cayana, a nova Brachiaria desenvolvida exclusivamente pela Barenbrug.