Jornada de Sucesso: produtor baiano melhora formação de feno e aumenta produtividade com o Cynodon dactylon
O proprietário da Fazenda Eldorado, em Luiz Eduardo Magalhaes, destaca benefícios do cultivar exclusivo da Barenbrug do Brasil
O proprietário da Fazenda Eldorado, em Luiz Eduardo Magalhaes, destaca benefícios do cultivar exclusivo da Barenbrug do Brasil
A Fazenda Eldorado, localizada no município de Luiz Eduardo Magalhaes, na Bahia, tem como negócio principal a plantação de soja e milho, porém tem como grande paixão, a criação de cavalos.
Há três anos, um dos proprietários da Fazenda familiar, Phelipe Oliveira decidiu utilizar as sementes da Brachiaria Ruziziensis da Barenbrug do Brasil em uma de suas áreas de plantio e observou o grande benefício em comparação a outros produtos do mercado.
Com o uso do plantio direto, Phelipe ressaltou que a área se formou muito bem, gerando boa produção de palhada e sem a infestação de plantas daninhas. Por conta do bom resultado e aumento da rentabilidade, o produtor decidiu investir ainda mais em cultivares da Barenbrug.
“Desde o início tivemos muito suporte da Barenbrug. Sempre com a orientação da equipe técnica, seguimos para um segundo ano com mileto e tivemos ótimos resultados. Até mesmo em um período de seca, a maioria de nossos lotes germinou com 15 mm a 20 mm por conta da Brachiaria. Tivemos baixíssimo replante e foi uma das maiores médias da Fazenda”, conta Phelipe.
Depois da gratificante eficácia da Brachiaria Ruziziensis da Barenbrug, a Fazenda Eldorado investiu na área de feno com o Cynodon dactylon. Este cultivar, exclusivo da Barenbrug, se destaca por permitir o estabelecimento por meio de sementes. Com excelente germinação, com valores superiores a 80% em condições favoráveis, a formação se torna mais acessível e prática para o produtor. Por apresentar boa quantidade de folhas e colmos finos, é excelente para o processo de fenação, garantindo rápida perda de umidade e conservação dos nutrientes na planta, o que resulta em um feno de ótima qualidade. Bem manejada a cultivar pode atingir níveis de proteína ao redor de 18%.
“Ficamos impressionados com a qualidade do feno, da folha e caule, extremamente palatável. Ela superou a concorrente na rebrota por perfilhar muito rápido. Tivemos de 100 a 200 fardos em produtividade. Superando em qualidade e produtividade. Só tenho a agradecer a toda equipe da Barenbrug pelo suporte e qualidade”, finaliza Phelipe.
A Barenbrug do Brasil é uma das poucas empresas privadas que investe em programa de melhoramento genético de forrageiras no país, com campos de avaliações nas principais regiões agropecuárias do Brasil. O objetivo é desenvolver soluções locais para os diferentes problemas enfrentados pelos produtores.
“Com alto padrão de qualidade e uniformidade, as sementes Barenbrug são oferecidas no mercado com índice de pureza elevadíssimo, superiores a 95%. Isso é possível devido aos processos sofisticados e equipamentos desenhados exclusivamente para trabalhar com sementes forrageiras”, ressalta Caio Simões, Supervisor de Vendas da Barenbrug do Brasil.
O objetivo da empresa é melhorar a rentabilidade e sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuários brasileiros em todos os ambientes e contextos climáticos e de mercado. Com essa abordagem, oferece inovação e qualidade em forrageiras para melhorar a produtividade animal e a rentabilidade dos pecuaristas das diversas regiões do país.