Cynodon dactylon promove praticidade e menor custo de implantação em propriedade no interior de São Paulo
A forrageira Cynodon dactylon, exclusiva da Barenbrug, é adequada para equinos e ovinos, além de gado de leite e corte
A forrageira Cynodon dactylon, exclusiva da Barenbrug, é adequada para equinos e ovinos, além de gado de leite e corte
Com sua origem nos Estados Unidos, a forrageira Cynodon dactylon, da Barenbrug, possui implantação feita por meio de sementes e promove maior praticidade e facilidade no estabelecimento da área de pastagem. Com excelente germinação, com valores superiores a 80% em condições favoráveis, a formação da forrageira se torna mais acessível e prática para o produtor.
Com hábito de crescimento estolonífero, próximo ao solo, Cynodon é adequada para pastejo de gado de leite e corte, além de equinos e ovinos. Destaque para sua adaptabilidade a climas variados, com tolerância para o calor e frio, principal característica das regiões tropicais e subtropicais do Brasil.
Na Chácara Santa Catarina, localizada em Penápolis, no interior de São Paulo, a família Teixeira de Paula pode comprovar seus benefícios de maneira imediata. “Fizemos o plantio em 1 hectare para teste, no início tivemos dificuldades, mas logo vieram os resultados positivos como a qualidade de capim, rápido brotamento, palatabilidade e maior quantidade de folhas”, reforçou Paulo Teixeira de Paula., que é um dos proprietários da propriedade.
Com 17 hectares e quase 20 animais, a propriedade é focada na criação de cavalos e produção de feno. Um grande ganho obtido com a escolha do Cynodon dactylon foi o excelente processo de fenação, pois apresenta colmos mais finos, garantindo rápida perda de umidade após o corte, o que resulta em um melhor desempenho durante a operação de fenação, além de garantir um feno de ótima qualidade.
“Conheci a Barenbrug na revenda que compro os insumos da minha propriedade. Faz um ano que utilizo o produto e a marca e estou bem satisfeito com os resultados”, finaliza Paulo.
Para assegurar o adequado estabelecimento e o sucesso da pastagem, recomenda-se que o produtor consulte um engenheiro agrônomo ou zootecnista para obter instruções de preparação, correção da acidez e da fertilidade do solo, correta taxa de semeadura e posterior manejo da pastagem, maximizando a produção em equilíbrio com o volume de massa produzido.