Gestão de pessoas no agronegócio é determinante para crescimento de 30% no faturamento
A Barenbrug do Brasil destaca a sua estratégia de valorização profissional como peça fundamental para crescer apesar das incertezas do novo coronavírus
A Barenbrug do Brasil destaca a sua estratégia de valorização profissional como peça fundamental para crescer apesar das incertezas do novo coronavírus
Um crescimento superior a 30% em seu faturamento em comparação ao último ano fiscal. Este fato é motivo de comemoração para qualquer empresa, principalmente no agronegócio e no mercado de sementes forrageiras. Os resultados positivos foram atingidos pela Barenbrug do Brasil apesar de o primeiro semestre de 2020 estar marcado por incertezas e mudanças no comportamento de consumo em todos os segmentos da economia por conta da pandemia do Covid-19. A justificativa da empresa para o atingimento do número é o investimento em capacitação de seus profissionais – fator determinante para a melhoria no atendimento ao cliente e em seus processos organizacionais.
“Fizemos os maiores investimentos em ampliação, capacitação e desenvolvimento de nossos talentos nesse ano fiscal. Ampliamos nossa equipe comercial trazendo e promovendo profissionais altamente engajados com nossa cultura. Trabalhamos incansavelmente na gestão de pessoas com diretrizes claras e processos robustos que, alinhados a um forte engajamento e disciplina na execução, nos possibilitou um avanço rápido e consistente de nossa equipe comercial”, explica o Gerente Comercial da Barenbrug do Brasil, Tiago Quinteiro.
Ao discutir a importância de gerir o capital humano, a Barenbrug do Brasil é um exemplo para outras empresas do agronegócio, utilizando-se de um sistema de gestão de pessoas que poderia ser replicado em outras companhias do país, independentemente da indústria. “Fazer as coisas certas, do jeito certo” e “ter as pessoas certas no lugar certo” são a guia do desenvolvimento organizacional da empresa.
“Esta evolução na direção de desenvolvimento profissional de cada integrante, ajudou a consolidar nossos valores; capacitação, colaboração, cuidado, inovação e integridade. E isto nos permite trabalhar para sermos o parceiro de escolha para soluções inovadoras e sustentáveis no mercado de forrageiras. Os recordes em volume e faturamento atingidos são consequência deste trabalho”, prossegue Tiago Quinteiro.
A Barenbrug considera o foco no desenvolvimento de seus profissionais como peça determinante para o sucesso em todas as suas áreas. Não à toa, ocupa atualmente a sétima colocação entre as melhores empresas para se trabalhar no ranking de pequenas multinacionais do GPTW (Great Place to Work).
Durante a pandemia, a empresa demonstra toda sua preocupação com seu quadro de funcionários: mantém todos os postos de trabalho, sem nenhuma demissão ou redução de salário. E mais: promove intensivamente treinamentos técnicos e oferece cursos para elevar o potencial de seus funcionários. O resultado? Mais engajamento de seu time de funcionários. Melhor qualidade no atendimento ao cliente final. Mais vendas. E maior faturamento em comparação ao último ano fiscal. O atingimento de 30% a mais no valor total de vendas foi obtido pela empresa de julho de 2019 até o momento – o dado é comparado ao período de julho de 2018 até junho de 2019.
A Barenbrug do Brasil faz questão de estimular o espírito de equipe, engajamento e desenvolvimento profissional e pessoal de todos seus funcionários. Segundo o Comitê de Liderança da Barenbrug, as ações para gerar desenvolvimento pessoal de seus profissionais são os melhores investimentos para o crescimento da empresa, aliadas, é claro, aos produtos de qualidade disponibilizados em seu portfólio.
Patrícia Coltri, analista de recursos humanos da Barenbrug, conta que o modelo de gestão de pessoas é baseado em valores e respeito para que o papel do funcionário seja cada vez mais enaltecido. Ela destaca que a organização foi reestruturada para atender a demanda cada dia mais exigente do mercado profissional e pessoal.
A analista, que sempre sonhou em fazer parte de uma empresa do agronegócio, revela que dentro da Barenbrug do Brasil todos são estimulados a crescer profissionalmente. “A Barenbrug mantém um olhar atento em seus profissionais, capacitando-os por meio de cursos funcionais, formação profissional, idiomas, treinamentos, consultoria de pesquisa de clima organizacional, feedbacks mensais, entre outros processos. Por meio desta colaboração conseguimos contribuir diretamente na construção de carreiras sólidas”.
As ações de gestão são estendidas a todo o grupo, com adaptações de acordo com área, necessidades e demanda. A companhia oferece excelentes benefícios na área da saúde e bem-estar, com dieta saudável para todos e promove ações internas, além também de estimular atividades que envolvem a família de todos os funcionários, como “Family Day”, evento em que a família pode participar do ambiente de trabalho dentro da empresa. “A Barenbrug está atenta aos seus profissionais e prova que esse modelo é plenamente possível. Nós respeitamos e cuidamos do nosso capital humano sem abrir mão do resultado e da produtividade”, destaca a analista.
Para a Pesquisadora Assistente, Natália Maia, que está na empresa há três anos, trabalhar na Barenbrug já fazia parte de seu sonho profissional. “Sou apaixonada pela ciência e pelo agro. É fascinante a oportunidade de desenvolver um trabalho que une minhas paixões e proporciona benefícios para o setor. Cresci nesse meio, sempre estive em contato com terra, plantações e animais. Nunca me vi longe desse mundo. O agro é um setor sempre aquecido e representa, aproximadamente, 20% do PIB nacional. Fazer parte disso é incrível”, vibra a pesquisadora.
Com uma gestão focada em pessoas e muito transparente, a Barenbrug do Brasil sempre buscou adotar políticas que gerem o bem-estar de seus colaboradores, oferecendo diversas oportunidades de crescimento profissional.
“Ela se preocupa e acredita em cada um de seus profissionais, e oferece muitas oportunidades de crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Além disso, sua transparência com os funcionários tem que ser exaltada. Isso gera uma enorme confiança e aproximação entre todos, criando realmente uma grande família”, ressalta Natália.
Em tempos de pandemia e da necessidade de seguir as normas da OMS para manter todo o seu time saudável, a empresa precisou reformular sua estrutura de trabalho e oferecer uma nova maneira de se trabalhar.
“Somos uma empresa de 62 funcionários e cerca de 25 estão trabalhando presencialmente em nossa unidade de Guaíra, já que a produção de sementes e nossas pesquisas continuam. Estamos cuidando do distanciamento em todas áreas, mesmo durante o transporte e no almoço dos funcionários. Todos com máscaras, além dos demais EPIs necessários. Os potes de álcool gel estão espalhados por toda nossa planta. Aqueles com mais de 60 anos ou em situação de risco estão em trabalho remoto. Mantivemos também todos os funcionários da área administrativa e de vendas em trabalho remoto ou home office”, reforça Álvaro Peixoto, Diretor Geral da Barenbrug do Brasil.
Neste momento de incertezas, a empresa vem tomando atitudes para tranquilizar todos os colaboradores e suas famílias. Com a insegurança na economia brasileira e global, os benefícios oferecidos passam a ter um valor adicional, trazendo conforto a todos.
“Anunciamos que manteremos todos os postos de trabalho, sem nenhuma demissão, redução do salário ou de carga horária, apesar das flexibilidades anunciadas pelo Governo Federal. Seguiremos neste modelo que estamos, para continuar a servir nossos clientes, buscando, obviamente, economia em outras áreas, mas não com pessoas. Além disso, ações de desenvolvimento de talentos continuam. Aqueles que fazem cursos de idioma ou de aperfeiçoamento técnico, por necessidade funcional, continuam com as aulas online”, finaliza Álvaro.
A empresa mantém a crença nos planos e propósitos estratégicos, acreditando que o momento atual vai passar, e que o compromisso mútuo, entre empresa e colaborador, irá prevalecer e ficará ainda mais forte.